sábado, 24 de abril de 2010

Atividade 1.4 - Banco de Dados

A Professora Simone da E.E.B. Antonia Alpaides Cardoso dos Santos compartilhou uma experiência inusitada com projeto, desenvolvida na instituição de ensino.
Soube conscientizar os alunos e demais professores de uma 3ª série do Ensino Fundamental sobre a importância do consumo consciente da água em seu cotidiano, até porque esta é essencial para todos os seres vivos.
Através de uma metodologia adequada despertou o senso de responsabilidade perante o compromisso social de equilíbrio e sustentabilidade do planeta, na preservação e otimização deste recurso hídrico, evitando o desperdício, prevendo ações que minimizem os aspectos ambientais, tais como tratamento e saneamento básico.
Durante a execução das atividades previstas, prestigiou o uso de materiais recicláveis para confecção de materiais, no intuito de divulgar as iniciativas produzidas pelo projeto. Através de um pedágio, em frente à escola, ainda alertou a comunidade local sobre os efeitos nocivos da manutenção inadequada da água.

Comentário: Apreciei muito a forma como a Professora Simone conduziu o processo na E.E.B. Antonia Alpaides Cardoso dos Santos, pois foi inevitável a mudança de postura das crianças, quando apontaram aos adultos (seus pais) como um simples gesto errôneo pode afetar o futuro da humanidade. O desperdício da água é um fato irreversível, que pode esgotar as possibilidades de consumo deste bem precioso.
Professora Eliane Ulmer Moeller

Atividade 1.2 - Diálogo Teórico

Projetos e suas Características

Um projeto é uma idéia a ser posta em ação, realiza-se a partir desta, envolvendo um público-alvo que irá desenvolver a proposta num determinado período de tempo. Deve ser bem sucinto, de forma a abordar a temática de forma simples, através de uma metodologia e recursos dirigidos, que norteiem a prática pedagógica.


Publicado em 24/04/2010.